Torateinu

Nm 8:1-12:16 Zc 2:14-4:7 1Co 10:6-13 Sl 68

Torah Image

HAFTARAH DE BEHAALOTECHA


Zc 2:14(10) - 4:7


Zc 2
10 Canta e exulta, ó filha de Sião, porque eis que venho e habitarei no meio de ti, diz o ETERNO.
11 Naquele dia, muitas nações se ajuntarão ao ETERNO e serão o meu povo; habitarei no meio de ti, e saberás que o ETERNO dos Exércitos é quem me enviou a ti.
12 Então, o ETERNO herdará a Judá como sua porção na terra santa e, de novo, escolherá a Jerusalém.
13 Cale-se toda carne diante do ETERNO, porque ele se levantou da sua santa morada.

Zc 3
1 D-us me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do Anjo do ETERNO, e satanás estava à mão direita dele, para se lhe opor.
2 Mas o ETERNO disse a satanás: O ETERNO te repreende, ó Satanás; sim, o ETERNO, que escolheu a Jerusalém, te repreende; não é este um tição tirado do fogo?
3 Ora, Josué, trajado de vestes sujas, estava diante do Anjo.
4 Tomou este a palavra e disse aos que estavam diante dele: Tirai-lhe as vestes sujas. A Josué disse: Eis que tenho feito que passe de ti a tua iniqüidade e te vestirei de finos trajes.
5 E disse eu: ponham-lhe um turbante limpo sobre a cabeça. Puseram-lhe, pois, sobre a cabeça um turbante limpo e o vestiram com trajes próprios; e o Anjo do ETERNO estava ali,
6 protestou a Josué e disse:
7 Assim diz o ETERNO dos Exércitos: Se andares nos meus caminhos e observares os meus preceitos, também tu julgarás a minha casa e guardarás os meus átrios, e te darei livre acesso entre estes que aqui se encontram.
8 Ouve, pois, Josué, sumo sacerdote, tu e os teus companheiros que se assentam diante de ti, porque são homens de presságio; eis que eu farei vir o meu servo, o Renovo.
9 Porque eis aqui a pedra que pus diante de Josué; sobre esta pedra única estão sete olhos; eis que eu lavrarei a sua escultura, diz o ETERNO dos Exércitos, e tirarei a iniqüidade desta terra, num só dia.
10 Naquele dia, diz o ETERNO dos Exércitos, cada um de vós convidará ao seu próximo para debaixo da vide e para debaixo da figueira.

Zc 4
1 Tornou o anjo que falava comigo e me despertou, como a um homem que é despertado do seu sono,
2 e me perguntou: Que vês? Respondi: olho, e eis um candelabro todo de ouro e um vaso de azeite em cima com as suas sete lâmpadas e sete tubos, um para cada uma das lâmpadas que estão em cima do candelabro.
3 Junto a este, duas oliveiras, uma à direita do vaso de azeite, e a outra à sua esquerda.
4 Então, perguntei ao anjo que falava comigo: meu senhor, que é isto?
5 Respondeu-me o anjo que falava comigo: Não sabes tu que é isto? Respondi: não, meu senhor.
6 Prosseguiu ele e me disse: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.
7 Quem és tu, ó grande monte? Diante de Zorobabel serás uma campina; porque ele colocará a pedra de remate, em meio a aclamações: Haja graça e graça para ela!